O Google Ads é um programa de publicidade de pagamento por clique oferecido pelo Google, que ajuda os webmasters a monetizar seu conteúdo on-line e gerar receita. É uma maneira rápida e fácil para editores de websites de todos os tamanhos exibirem anúncios relevantes do Google em seus websites.
Basicamente, os anunciantes pagam ao Google por cada clique em seus anúncios por meio do AdWords. O Google atua como mediador e paga a porcentagem do valor recebido dos anunciantes aos editores.
Como funciona o Google Ads?
A maior parte da receita do Google vem de programas de publicidade como o Ads. Ele seleciona as palavras-chave mais populares do conteúdo usando seu algoritmo de mecanismo de pesquisa altamente sofisticado.
Este é o mesmo processo que o Googlebot rastreia seu site para indexá-lo no banco de dados do mecanismo de pesquisa. Os anunciantes pesquisam as palavras-chave e fazem seus lances no Google Ads. Os anúncios com o lance mais alto do anunciante para essas palavras-chave exploradas serão exibidos em seu site quando você fizer parte do programa de editores do Google AdSense.
Confira a seguir como funcionam os anúncios do Google Ads:
1. Anúncios de conteúdo
Depois de implementar o AdSense em seu site, você pode perceber que os anúncios são exibidos aleatoriamente e não são os mais relevantes para o conteúdo de seu site. A razão aqui é que o Google precisa de tempo para rastrear o conteúdo do seu site e identificar palavras-chave.
Depois que as palavras-chave são identificadas no conteúdo de seu site, o AdSense exibe anúncios gráficos e de texto relevantes que segmentam especificamente seu site e o conteúdo do site. Portanto, se seu conteúdo fosse apenas sobre filmes e os termos “cinema”, “educação cinematográfica” e ” ingressos de cinema” fossem usados com frequência no conteúdo do site, o Google determinaria que seu site era sobre filmes e o preencheria com anúncios relacionados a filmes.
O código do AdSense para conteúdo carrega dinamicamente um arquivo JavaScript de um servidor do Google localizado mais próximo da localização geográfica do visitante. Assim, os anúncios não são apenas vinculados ao seu conteúdo, mas também exibidos no idioma nativo de seus visitantes, independentemente do idioma do seu conteúdo.
Por exemplo, alguém que visite seu site da China verá anúncios do Google em chinês, mesmo que seu conteúdo esteja em inglês. Os anúncios chineses serão carregados dinamicamente a partir do servidor mais próximo, que neste caso é Hong Kong.
2. Os anúncios são dinâmicos
O Google Ads usa tecnologia que vai além da simples correspondência de palavras-chave. O Google captura seu conteúdo e veicula automaticamente anúncios relevantes para suas páginas da web.
Mesmo que seu site tenha milhões de páginas, não importa para o Google exibir anúncios adequados em todas as páginas do seu site. Quando seu conteúdo muda dinamicamente, geralmente no caso de blogs, o Google entende seu conteúdo e exibe anúncios relevantes para corresponder ao seu conteúdo.
A forma como o AdSense veicula anúncios apropriados depende de como o Google entende o significado de uma página da web. A tecnologia de aderência do Google está ficando mais inteligente. Por exemplo, a mesma palavra pode ter vários significados diferentes, dependendo do contexto. A tecnologia do Google captura essas distinções para que você obtenha anúncios mais direcionados.
3. Opções de filtragem de anúncios
O Google usa vários filtros para filtrar anúncios impróprios e veicular anúncios relacionados ao seu conteúdo.
- Filtro competitivo – Ajuda a filtrar anúncios de concorrentes e anunciantes específicos.
- Filtro contextual – Isso elimina anúncios irrelevantes para o conteúdo da página.
- Revisão editorial – o Google também revisa anúncios manualmente em alguns casos e os aprova antes de exibi-los em seu site.
Você deve escolher uma opção de anúncio substituto ao criar um código de anúncio em sua conta do AdSense. Se não houver lance para espaço de anúncio em seu site, o Google exibirá seu anúncio alternativo. Isso geralmente será um espaço em branco, mas você também pode optar por exibir anúncios de outro URL ou uma cor sólida.
Como titular de uma conta do Google AdSense, você também pode visualizar e bloquear anúncios de anunciantes específicos.
4. Como o Google segmenta anúncios em seu site
O sucesso do AdSense se deve ao fato de o Google veicular anúncios direcionados para cada site. O Google realiza esse direcionamento de publicidade usando diferentes tecnologias.
Segmentação textual
Os anúncios pop-up são veiculados com base em palavras-chave, links e muitos outros fatores na página, incluindo itens típicos, como tamanho da fonte. O Google rastreia tudo e faz a correspondência de anúncios para escolher os maiores lances para os editores.
Segmentação casual
O posicionamento do anúncio é um dos fatores importantes para gerar mais receita para os editores. Geralmente , os anúncios exibidos acima da área do vinco ganham mais do que outros anúncios.
O motivo é que os anunciantes preferem exibir anúncios imediatamente quando a página é carregada, em vez de o usuário ter que rolar para baixo para ver o anúncio.
Segmentação geográfica
É fácil para o Google entender o idioma principal do conteúdo do site, declarado ou não. Se seu conteúdo estiver em um idioma compatível com o programa Google AdSense, a plataforma segmentará anúncios no idioma apropriado para seu conteúdo. Além disso, os anúncios do Google são segmentados geograficamente para a localização do visitante.
Anúncios irrelevantes do Google Ads
Há duas boas razões para ver anúncios irrelevantes em uma página. Um é devido aos anúncios baseados em interesses e o outro é o conteúdo escasso em uma página.
O motivo dessa irrelevância é simples: o Google valoriza mais o seu interesse do que o conteúdo real do site. Existem poucos navegadores que permitem desativar o rastreamento, mas é impossível ao usar o Chrome e o AdSense.
Anúncios com base em interesses – Motivo da relevância
O Google rastreia todos os sites que você visita usando cookies que fazem parte do Google Analytics, AdSense, Chrome e muitas outras formas. O objetivo principal desse rastreamento é exibir anúncios com base em interesses na pesquisa do Google e nos sites de editores do AdSense.
O conteúdo raso exibe anúncios irrelevantes
Há mais chances de ver anúncios irrelevantes quando há de três a cinco anúncios em uma página com menos de 400 palavras de conteúdo. Esse tipo de conteúdo não afetará apenas a qualidade do anúncio, mas também a experiência do usuário e as classificações dos mecanismos de pesquisa. Aqui está uma equação simples do Google para ter um site de sucesso que gera mais receita:
- Uma página rica em conteúdo = anúncios altamente segmentados
- Anúncios altamente segmentados + usuários interessados = taxas de clique e conversão saudáveis.
- Taxas de clique e conversão saudáveis = Sucesso!
5. O que é um bot ou rastreador do AdSense?
Um rastreador ou bot ou spider é um pedaço de código de software usado para localizar e indexar o conteúdo de páginas da web. O Google usa bots separados para pesquisa de desktop, pesquisa para celular e AdSense para conteúdo.
O bot do AdSense analisa o site do editor e veicula anúncios apropriados relacionados ao conteúdo, o qual rastreia apenas as páginas da web das quais a solicitação de anúncio é enviada.
Esperamos que este artigo tenha lhe dado uma ideia básica de como o Google AdSense funciona. O Google é basicamente uma empresa de publicidade, portanto, eles exibem anúncios baseados em interesses em vez de anúncios baseados em conteúdo para gerar mais receita para eles e para os editores.
Agora basta encontrar o profissional ou agência de Google Ads ideal para a sua campanha!