Quais são os itens para manter no carro em caso de emergência? Confira o que é preciso deixar no veículo para escapar de situações perigosas que podem ajudar a evitar desde falhas mecânicas até acidentes na estrada, além de cuidados com pessoas.
Se um pneu furar, a bateria do seu carro acabar ou o clima severo o forçar a sair da estrada, você estará preparado? Você já pode ter Itens para manter no carro essenciais, como o manual do proprietário e o comprovante com o número de seguro de proteção veicular em seu carro, mas o que mais você deve ter à mão?
Mesmo que pague por um serviço de assistência na estrada, aqui estão alguns Itens para manter no carro em caso de emergência:
Itens para manter no carro em caso de emergência
O seu carro deve ser como a sua segunda casa, pois você estará dirigindo o mesmo por uma grande fração de tempo.
Mesmo que seja um motorista consciente, respeite as leis de trânsito para não causar acidentes ou sempre realize as manutenções preventivas, pode acontecer de um fator externo causar problemas, bem como, furo de pneus, acidentes causados por terceiros, entre outros.
Por isso, mesmo que tenha contratado um ótimo seguro veicular, o ideal é que sempre tenha itens para manter no carro em caso de emergência. Confira:
1. Kit de primeiro socorros
Um dos Itens para manter no carro é o kit de primeiros socorros. Você pode comprar um kit pré-embalado ou montar o seu próprio. Certifique-se de incluir bandagens em vários tamanhos, gaze, creme antibiótico, analgésicos de venda livre, remédios para alergia, desinfetante para as mãos e cotonetes.
Para estar ainda mais preparado, considere levar um termômetro, uma almofada de aquecimento, e quaisquer medicamentos que você e sua família possam precisar.
2. Garrafa com água
Quer você guarde uma caixa de garrafas de água ou um galão em seu porta-malas, a água fará mais do que saciar sua sede. Você também pode usar água para limpar o óleo das roupas ou despejar no radiador se o carro superaquecer.
3. Lanterna
Você pode usar seu celular como fonte de luz, mas com certeza vai querer preservar sua bateria em caso de emergência. Uma lanterna resistente e à prova d’água permitirá que você dê uma olhada sob o capô e torne uma emergência noturna de carro menos assustadora. Apenas certifique-se de ter baterias extras.
4. Troca de roupa e cobertor
Manter cobertores, moletons e outras roupas quentes no porta-malas pode ser um salva-vidas quando a temperatura cai e você fica preso no carro sem um aquecedor funcionando. Se você mora na parte mais fria do país, considere guardar um cobertor de lã ou um saco de dormir térmico nos Itens para manter no carro.
5. Lanches
Um estômago roncando torna ainda pior a experiência já desagradável de esperar por um guincho. Mantenha alimentos práticos e que não requerem refrigeração – pense em barras de granola, bolachas, nozes, sementes, cereais, frutas secas, entre outros – no porta-luvas.
6. Pneu sobressalente
Ter um pneu sobressalente (e o conhecimento de como instalá-lo) é importante para todos os motoristas. Se você tiver um pneu furado, precisará usar algumas ferramentas – um macaco, chave de roda ou chave e cano – para remover o pneu ruim e substituí-lo pelo estepe.
7. Kit de ferramentas
Um kit de ferramentas básico pode ser um salva-vidas quando seu carro quebra, especialmente se você estiver longe de um posto de gasolina ou oficina. Considere manter Itens para manter no carro como um medidor de pneus, chaves de fenda, alicates, óleo, fluido de freio, fita adesiva, líquido de arrefecimento e um canivete em seu kit de ferramentas.
Com base nas suas necessidades climáticas e no seu nível de experiência em automóveis, você também pode incluir Itens para manter no carro como pá dobrável e selante de espuma para pneus.
8. Placas de sinalização
Uma rodovia movimentada, um cruzamento lotado ou uma curva cega não é o lugar ideal para o seu carro parar, mas assim é a vida. Mesmo que você consiga encostar no acostamento e ligar os piscas de emergência, pode ser difícil para os outros motoristas vê-lo.
Se você tiver sinalizadores refletivos laranja ou vermelho, poderá colocá-los ao redor do carro para avisar sua presença.
9. Cabos auxiliares
Se a bateria do seu carro acabar, os cabos auxiliares podem ajudá-lo a voltar rapidamente à estrada. Conecte os cabos aos terminais positivo e negativo da bateria do carro de outra pessoa, mas certifique-se de seguir as instruções no manual do usuário.
10. Luvas
Você precisará de um par de luvas descartáveis em seu kit de primeiros socorros para manter as coisas higiênicas caso precise atender um passageiro ferido. E se você estiver fazendo um trabalho mais pesado em seu carro, um par de luvas grossas protegerá suas mãos de materiais quentes e produtos químicos.
11. Toalhas de papel
Abrir o capô do seu carro para investigar um problema pode ser confuso. Um rolo de papel-toalha pode ser útil se você precisar limpar um derramamento, absorver líquidos ou limpar o óleo das mãos.
12. Carregador de celular portátil
Como os celulares são dispositivos essenciais na vida de qualquer pessoa atualmente, é comum que com seu uso frequente a bateria descarregue mais rápido.
O ideal é que o motorista tenha sempre em mãos um carregador portátil com carga completa para que possa recarregar seu celular, a fim de garantir que conseguirá ligar para emergência se necessário.
Esse fator parece óbvio, mas é muito importante, pois se o carro parar de funcionar na estrada durante a noite, por exemplo, o celular pode ser a sua salvação tanto para acionar o seguro como para ligar para chamar uma ambulância, por exemplo.
Os itens para manter no carro em caso de emergência devem ser tratados com muita importância, pois mesmo que tenha um seguro de veículos e possa acioná-lo para atendimento, até que o mesmo chegue ao local do ocorrido será preciso realizar algumas condutas para evitar que a situação piore.
Portanto, tenha sempre em mente que é importante se prevenir e organizar os Itens para manter no carro com a segurança na estrada.