O canto alemão se tornou popular em áreas comerciais e, agora, está conquistando espaço nas residências
O canto alemão é uma grande tendência de decoração que agrega para sua casa, especialmente quando usado na sala de jantar ou na cozinha. A razão é bem simples: além de estiloso, ele também é funcional, compondo o ambiente de forma sofisticada.
Para explicação, o canto alemão é um conjunto de móveis de cozinha composto por uma mesa de jantar que, além de cadeiras, conta com um banco ou um sofá encostado em uma parede.
Como o item ainda não é tão comum nas residências brasileiras, ele chama a atenção, além de ser perfeito para quem gosta de reunir os amigos e os familiares com frequência.
Se você é uma dessas pessoas e está pensando em adicionar um canto alemão na sua cozinha, continue lendo! Neste artigo, você vai conhecer as vantagens do móvel, além de conferir dicas de como montar o seu.
Vantagens do canto alemão
Uma das principais vantagens do canto alemão é o espaço. Ele é uma ótima alternativa para apartamentos ou cômodos pequenos, pois ocupa a mesma metragem de uma mesa para quatro pessoas e comporta de seis a oito de forma confortável.
Dessa forma, embora não seja um móvel barato e muita das vezes precise ser encomendado sob medida, a praticidade e o ganho de espaço compensam o investimento.
Outro ponto positivo do canto alemão é a variedade. Existem diversos tamanhos e modelos, desde rústicos, industriais e estofados até os mais simples. Então, certamente, você vai achar um do seu gosto. E, se não encontrar, tem a possibilidade de mandar fazer.
Além disso, há modelos de canto alemão que contam com um baú no assento, que serve para guardar vassouras, árvore de natal, roupas de cama, etc. Ou seja, mais um ponto em relação ao aproveitamento do espaço.
Dicas para montar o seu canto alemão na cozinha
Agora que você já conhece as vantagens do canto alemão, veja nossas dicas de como adicionar o móvel à sua cozinha.
Medidas do espaço
Tirar as medidas do espaço antes de comprar ou mandar fazer seu canto alemão é fundamental. A mesa deve ter um encaixe perfeito com a cadeira e o assento para não atrapalhar a circulação do ambiente.
Formato da mesa
O formato da mesa também está ligado à medida do móvel e à circulação do ambiente. A mesa redonda é uma ótima opção para ambientes pequenos. Por outro lado, mesas quadradas aproveitam melhor o espaço do móvel. Agora, caso você queira um banco mais longo, a mesa retangular é a alternativa mais indicada.
Como as possibilidades são inúmeras e, no fim das contas, não existe certo ou errado, a dica é pesar o que é mais importante para você: circulação? Mesa menor. Espaço para receber? Mesa maior.
Escolha dos assentos
Caso você queira compor um ambiente mais descontraído e contemporâneo, adicione assentos coloridos ou de modelos diferentes ao seu canto alemão.
Você também pode adicionar almofadas decorativas, que além de confortáveis também decoram o móvel.
Agora, se for adepto a um estilo mais clássico ou neutro, assentos pretos, brancos, cinzas ou bege são boas opções.
Otimização de espaço
Como mencionamos acima, você pode otimizar ao máximo o espaço do seu canto alemão criando uma gaveta ou um baú na base do seu assento.
Inclusive, existem modelos de canto alemão à pronta entrega que oferecem essa alternativa. Sem dúvidas, é uma funcionalidade que vale o investimento.
Iluminação
Por fim, uma luz direta sobre o canto alemão, seja através de um lustre, de spots de luz ou de uma lâmpada, é sempre uma boa solução, tanto de iluminação quanto de decoração, pois traz destaque para o móvel e torna o momento das refeições mais confortável.