Vale a pena comprar scooter elétrica? Confira quais as principais vantagens de adquirir esse tipo de veículo duas rodas que tem se tornado tão popular devido às novas
tecnologias do setor automobilístico.
Atualmente, os veículos elétricos têm conquistado muitos pilotos ao redor do mundo. No Brasil, a venda das scooter elétricas ainda está caminhando, mas já podemos acompanhar um grande avanço no setor.
Devido aos diversos benefícios em relação ao veículo elétrico, principalmente o fator de economia de combustível, tem feito com que a moto elétrica seja uma das opções consideradas por quem deseja investir em um veículo de duas rodas.
Vale a pena comprar scooter elétrica?
De início, as motos elétricas podem parecer um investimento alto, mas os benefícios que o veículo proporciona em longo prazo são muito vantajosos. A seguir, confira as vantagens de comprar scooter elétrica e se vale a pena:
Reduz a poluição para o meio ambiente
Nos últimos 40 anos, a indústria automotiva tem se esforçado para reduzir as emissões de gás carbônicos e tóxicos, além de melhorar o consumo de combustível dos automóveis.
Já em relação às motos, sem os mesmos tipos de conversores catalíticos ou sensores de emissões, as motocicletas têm gerado cerca de 4 vezes mais hidrocarbonetos, 32 vezes mais óxido de nitrogênio e 80 vezes mais monóxido de carbono do que os carros.
Com uma moto elétrica, a redução de gases poluentes é aumentada, pois sua principal fonte de combustível é a eletricidade – mesmo que seja considerado um fator atenuante para poluição, há a possibilidade de realizar a recarga em estações recarregáveis de energia solar.
Todos sabemos que os veículos elétricos são invariavelmente mais ecológicos do que os tradicionais movidos a gasolina, no entanto, não é apenas a nossa pegada de carbono que beneficia! A ausência de fumos de escape e odor proporcionam uma condução fresca e agradável, especialmente ao manobrar no trânsito a baixas velocidades ou parado.
Ao usar motocicletas elétricas em vez de gasolina ou diesel, não nos beneficiamos apenas. Também beneficiamos a comunidade, pois os veículos elétricos reduzem nossa pegada de carbono coletiva e reduzem a poluição sonora.
Acessibilidade
Motocicleta tradicional controla a transmissão sequencial: A engrenagem manual caiu em grande parte fora de moda, mas em motocicletas a combustão, ter uma transmissão automática é incrivelmente raro. Mas esse não é o caso das scooters elétricas.
Dado o fato de que as scooters elétricas basicamente têm apenas uma marcha, a qual não há necessidade de mudar. Operar uma motocicleta elétrica é tão fácil quanto girar o acelerador e apertar o freio para parar de uma bicicleta.
Baixo custo de manutenção
As scooters elétricas não têm filtros de ar, óleo, velas de ignição, correias dentadas e algumas nem sequer têm embraiagem ou caixa de velocidades. Portanto, há muito pouco para verificar, substituir ou manter, exceto pneus, pastilhas de freio e fluido hidráulico de freio. E até as pastilhas de freio duram mais porque o motor elétrico pode fazer muita frenagem.
Além de economizar seu tempo, também economiza dinheiro em consumíveis e reparos e manutenção. Para as pessoas interessadas em motocicletas, mas não gostam de sujar as mãos de graxa, as motos elétricas são perfeitas.
Fáceis de pilotar
Com uma scooter elétrica, você obtém o benefício adicional de torque instantâneo. Isso significa que, assim que você pisa no acelerador, a moto já começa a acelerar de imediato sem muito esforço. O mesmo acontece com os carros elétricos, mas a sensação realmente ganha vida quando você está ao ar livre, sentindo o vento soprar ao seu redor.
Leveza da Scooter elétrica
O desenvolvimento de motocicletas elétricas ou scooter elétrica está levando engenheiros e cientistas a experimentar novos materiais leves e designs aerodinâmicos. Essas novas tecnologias também fluirão para motocicletas convencionais.
Scooters elétricas não superaquece
Algo que é comum de acontecer é que o passageiro sempre se queime pelos tubos de escape, mas agora com a e-moto não é preciso se preocupar, pois não superaquece e você nunca mais se queimará em um tubo de escape se tiver uma scooter elétrica. Uma vez que, esse tipo de veículo não possui motores ou escapes que superaqueçam.
Performance da Scooter Elétrica
Enquanto os veículos elétricos anteriormente estavam na sombra de seus anciãos a gasolina quando se tratava de desempenho, recentemente houve um aumento na tecnologia de veículos elétricos, impulsionado pelo aumento do custo do combustível e preocupações ambientais.
Já podemos acompanhar, por exemplo, os veículos de fabricantes como a Tesla superarem os supercarros italianos e um grande aumento em eficiência e desempenho em todos os níveis.
Torque e potência instantâneos
As motos elétricas têm uma potência fantástica e são muito rápidas. Com 100% de torque instantâneo, você obtém uma aceleração rápida que uma bicicleta movida a combustível não consegue igualar.
A entrega desse torque é linear, o que também significa que você não terá a sensação de aumento que obtém com bicicletas movidas a combustível. Alguns de vocês podem sentir falta desse sentimento, outros, nem tanto.
Economia
Em primeiro lugar, eliminando a necessidade de combustível, reduzimos drasticamente o custo de operação!
Além disso, há também custos operacionais adicionais significativamente menores. Ao contrário dos ciclomotores movidos a gasolina, que precisam de manutenção de rotina do motor, um motor elétrico não.
Vale a pena comprar scooter elétrica?
Com os avanços na eficiência do motor elétrico, bem como na tecnologia de bateria e carregamento, as scooters elétricas tiveram um aumento sem precedentes em popularidade em todo o mundo. Eles não apenas se tornaram uma alternativa viável às unidades tradicionais movidas a gasolina, mas em muitos casos estão se tornando uma alternativa superior.
Claro, para saber se vale a pena comprar scooter elétrica, somente você pode decidir se o veículo é uma opção que atenda às suas necessidades. Por isso, é importante verificar os modelos disponíveis no mercado e as vantagens de cada um, bem como, o tempo de carregamento completo da bateria, por exemplo.
Apesar de parecer um custo alto inicialmente, se considerarmos todas as vantagens proporcionadas pelo veículo em longo prazo, podemos observar que é uma opção muito vantajosa não apenas do ponto de vista econômico, mas para o meio ambiente, além da facilidade de locomoção.