As produções cinematográficas brasileiras têm se destacado ao redor do mundo devido à sua qualidade, originalidade e conteúdo inovador. Estas produções estão entre as mais elogiadas em festivais de cinema internacionais.
A indústria de produção cinematográfica brasileira tem ganho destaque nos últimos anos, produzindo filmes que chamam a atenção do público mundial.
Alguns filmes brasileiros que têm sido extremamente bem sucedidos internacionalmente são Cidade de Deus, Tropa de Elite, Central do Brasil, Que Horas Ela Volta? e São Paulo, Sociedade Anônima.
Estes filmes abordam temas variados, desde os efeitos das drogas e violência na periferia, até a diferença de classe social. Estes filmes têm sido elogiados por sua honestidade, autenticidade e profundidade.
10 Produções cinematográficas brasileiras que são famosas ao redor do mundo
A indústria cinematográfica brasileira tem crescido ao longo dos anos, produzindo filmes de qualidade que são apreciados por públicos diferentes. Além disso, os filmes brasileiros têm sido premiados em festivais de cinema internacionais, o que tem ajudado a impulsionar a indústria brasileira.
Esta crescente popularidade e aclamação tem resultado em produções cinematográficas brasileiras famosas ao redor do mundo.
1. Central do Brasil (1998)
Central do Brasil é um filme brasileiro de 1998 dirigido por Walter Salles. O filme conta a história de uma empregada doméstica chamada Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, que trabalha na Central do Brasil, uma estação ferroviária no Rio de Janeiro.
Ela acaba se envolvendo com Josué, um garoto órfão de nove anos que procura sua mãe biológica. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999 e venceu o prêmio de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro.
2. Cidade de Deus (2002)
Cidade de Deus é um filme brasileiro de 2002 dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund. O filme se passa no bairro da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. O filme conta a história de Rocket, um jovem morador da favela que tenta fugir de uma vida de violência e crime e se tornar um fotógrafo.
O filme foi indicado a quatro prêmios Oscar em 2003, incluindo o de Melhor Filme Estrangeiro.
3. Tropa de Elite (2007)
Tropa de Elite é um filme brasileiro de 2007 dirigido por José Padilha. O filme retrata a vida de policiais militares no Rio de Janeiro e seus esforços para combater o crime no bairro da Cidade de Deus.
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2008 e ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Cannes de 2007.
4. O Auto da Compadecida (2000)
O Auto da Compadecida é um filme brasileiro de 2000 dirigido por Guel Arraes. O filme é baseado na peça homônima de Ariano Suassuna e conta a história de dois amigos, João Grilo e Chicó, que tentam escapar dos perigos da vida rural no Nordeste brasileiro.
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2001 e ganhou vários prêmios, incluindo o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2000.
5. Meu Nome Não é Jhonny (2008)
Meu Nome Não é Jhonny é um filme brasileiro de 2008 dirigido por Paulo Halm. O filme conta a história de João, um jovem que se muda para o Rio de Janeiro para se tornar um DJ, mas acaba se envolvendo com o crime e a violência.
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009 e venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Berlim de 2008.
6. O Quatrilho (1995)
O Quatrilho é um filme brasileiro de 1995 dirigido por Fábio Barreto. O filme conta a história de um grupo de imigrantes italianos que se estabeleceram na cidade de São Paulo e tentam escapar do controle do traficante local.
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996 e venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cannes de 1995.
7. O Menino e o Mundo (2013)
O Menino e o Mundo é um filme brasileiro de 2013 dirigido por Alê Abreu. O filme conta a história de um menino que sai de sua casa em busca de aventuras e se depara com um mundo cheio de beleza, perigo e injustiça.
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2014 e venceu o prêmio de Melhor Animação no Festival de Cannes de 2013.
8. O Som ao Redor (2012)
O Som ao Redor é um filme brasileiro de 2012 dirigido por Kleber Mendonça Filho. O filme conta a história de Clara, uma jovem moradora de uma favela no Recife que começa a investigar as estranhas circunstâncias em torno de um homicídio.
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013 e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cannes de 2012.
9. O Contador de Histórias (2009)
O Contador de Histórias é um filme brasileiro de 2009 dirigido por Luiz Carlos Lacerda. O filme conta a história de um homem chamado Benjamin, interpretado por Jonathan Haagensen, que encontra um livro de contos de fadas e descobre que os contos se tornam realidade quando ele os lê.
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010 e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cannes de 2009.
10. Que Horas Ela Volta? (2015)
Que Horas Ela Volta? é um filme brasileiro de 2015 dirigido por Anna Muylaert. O filme conta a história de Val, uma jovem empregada doméstica que decide se mudar para a casa de sua patroa e seu marido em São Paulo, o que desencadeia uma série de conflitos e revelações.
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2016 e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Sundance de 2015.
Essas são algumas das produções cinematográficas reconhecidas não apenas no Brasil, mas em diversos países internacionais. A indústria brasileira de cinema também possui uma reputação consolidada no mercado, inclusive, diversos atores brasileiros foram contratados para trabalhos internacionais após o seu desempenho em papéis famosos em filmes do Brasil.