Recupere o verde das suas plantas com truques simples e eficazes para saúde das plantas

Ter plantas em casa é ótimo para trazer um pouco de natureza para os ambientes, além de dar um toque de verde para a decoração. Você pode investir em flores e folhas verdes em vasos pequenos ou até mesmo ter seu próprio jardim no quintal.

No entanto, para manter a saúde das plantas, é necessário ter atenção e responsabilidade. Saber a quantidade de água adequada, como utilizar os fertilizantes para jardim, quais são as plantas que precisam de sol e quando é a hora certa da poda pode ajudar a mantê-las sempre bonitas. Mas o que podemos fazer quando a saúde das plantas apresentam algum sinal de que não estão tão bem de saúde?

Atente-se aos sinais de doenças e saúde das plantas

saúde das plantas

Pragas e doenças são facilmente identificadas nas folhas e na saúde das plantas. Elas tendem a ficar murchas, com pequenos furos, e, se a questão não for tratada, podem morrer ou espalhar a doença para outras plantas próximas.

Identificou a presença de pulgões, fungos ou ácaros? Isole a planta e comece o tratamento com produtos específicos ou métodos naturais.

Tenha cuidado com as regas

As regas precisam ser ideais para o que a planta precisa. Tanto o excesso quanto a falta de água são prejudiciais e podem danificar a planta ou propiciar o surgimento de pragas e doenças.

Verifique se o solo está seco antes de regar e, se estiver muito molhado, espere secar antes de regar novamente. Preste atenção também ao momento ideal para fazer a rega — o início da manhã e o final da tarde são os horários mais recomendados.

compostagem

Troque o vaso ou renove o solo

Se a planta crescer muito, pode ser interessante pensar em um novo vaso para ela, para que suas raízes possam se expandir tranquilamente. Se o problema for solo compactado, você pode também mudar o vaso ou adicionar uma camada nova de terra com substrato e nutrientes.

É uma planta que já está no jardim? Talvez o solo onde foi plantada não esteja com nutrientes o suficiente. Retire a planta dali, transfira temporariamente para um vaso e renove a terra. Depois, experimente plantar novamente e veja se ela se desenvolve melhor.

Adube para melhorar a saúde das plantas

Para que as plantas se desenvolvam de forma saudável, é preciso adubar com micro e macro nutrientes. Inclusive porque a falta deles é a principal causa de enfraquecimento da planta e até do surgimento frequente de pragas e doenças.

Escolha o fertilizante ideal para cada tipo de planta e aplique conforme a orientação da embalagem. Cuidado para não exagerar, pois isso pode intoxicar a planta ou resultar na não absorção.

Cesto de ouro

Pode folhas e galhos danificados

Folhas secas e galhos mortos não precisam continuar pendurados na planta. Sempre que identificar a presença deles, reserve um tempo para fazer a poda. Esse processo vai melhorar a circulação de ar entre as folhas e pode ser um grande aliado na prevenção de doenças.

A poda também é indicada para casos em que você não pretende transferir a planta para um vaso maior, estimulando o crescimento em uma única direção, como para cima ou para os lados.

Observe a iluminação e umidade do ambiente

Para se desenvolver, as plantas precisam receber a quantidade ideal de iluminação. Verifique se ela está em um bom lugar, com quantidade de luz natural necessária para crescer. A falta ou excesso de iluminação resultam em folhas mais amareladas ou caindo facilmente.

Experimente mudar a planta de lugar para testar outros espaços e ver se ela se sente melhor para melhorar a saúde das plantas. Quanto à umidade do ambiente, se sua planta gosta de um espaço mais úmido, use um umidificador ou borrife um pouco de água nas folhas para que ela se sinta bem onde está. O local está úmido demais? Experimente deixá-la em um local com mais luz natural para gerar equilíbrio entre iluminação e umidade.