Aspectos simples e bem pensados podem ajudar muito na reforma. Veja algumas dicas para fazer isso

Quem tem filho sabe que a relação deles com o próprio quarto está em constante transformação. Eles gostam de mudar a posição dos móveis, a cor das paredes ou do chão, os brinquedos, a entrada ou saída de itens de decoração, entre outros exemplos.

Na adolescência, o desejo de transformar esse ambiente pode se tornar ainda maior, já que eles passam a deixar referências que tiveram na infância e a adotar aos poucos outras novas. Por isso, se o seu filho está nesse contexto, veja como reformar o quarto dele e garantir ainda mais conforto trazendo equipamentos modernos como um frigobar para quarto ou um computador gamer!

Cores

Adotar cores mais neutras nas paredes e no solo é estratégico para a decoração de boa parte dos ambientes de casa, já que elas abrem mais possibilidades de combinação e não sobrecarregam o visual do espaço. Se o quarto for pequeno, cores neutras também são estratégicas, pois ajudam a fazer o espaço parecer maior.

Para dar um ar mais vívido ao quarto do seu filho, insira detalhes em cores vibrantes das quais ele goste. Vale também inserir objetos decorativos nas paredes, como quadros, pôsteres e quadros de recados, com referências de coisas que eles curtam. Cores mais escuras, desde azul-marinho até verde-escuro, preto e roxo, podem aparecer em detalhes, evitando que a decoração fique sobrecarregada.

quarto do filho adolescente

Móveis multifuncionais

Esse tipo de móvel tem conquistado cada vez mais amantes. E a fama não é à toa: eles apresentam ótima versatilidade e permitem maior aproveitamento do espaço.

Outra vantagem é que esses móveis deixam qualquer espaço com ar muito moderno e são capazes de se ajustar às necessidades das pessoas. Se o seu filho adora novidades e mudanças, esse tipo de móvel é ótimo, pois permite a ele fazer pequenos ajustes no quarto e renovar o espaço de forma contínua.

Uma mesa multifuncional também é estratégica, pois pode servir para a área de estudos do seu filho e ajudá-lo a organizar papéis e diferentes itens. As prateleiras também são outros exemplos de móveis bastante úteis, pois permitem o uso vertical do quarto e o armazenamento de itens diversos, desde livros, cadernos até objetos decorativos. Outros exemplos de móveis multifuncionais são camas com gavetas embutidas e escrivaninha que também pode servir como prateleira.

Se houver espaço suficiente, que tal inserir um sofá (ou algum assento) confortável? Afinal, além de estudar, o quarto também precisa ser um ambiente onde o seu filho possa relaxar e se divertir com os amigos. Assim, não se esqueça de criar, além da área de estudo, um espaço para entretenimento.

Equipamentos: frigobar e luminária

Outra possibilidade na hora de reformar o quarto do seu filho é investir em equipamentos modernos, capazes de atender a diferentes necessidades. Um exemplo é o frigobar, que pode trazer bastante praticidade na rotina dele e o livra de precisar ir até a cozinha para pegar algo para comer.

A iluminação é igualmente importante para deixar o quarto aconchegante. Por isso, pode ser ótimo comprar luminárias ajustáveis, dobráveis e que possam ser colocadas em diferentes espaços dentro do quarto. Também é uma boa apostar em luminárias LED de coloração mais amarelada, para criar um ambiente confortável.

O quarto deve ser um espaço aconchegante, capaz de refletir a personalidade e atender as necessidades de quem o desfruta, além de ter um estilo bonito. Lembre-se de que cestas e caixas organizadoras podem ser ótimas para ajudar seu filho a manter suas coisas organizadas. Essas necessidades podem ser ainda maiores na adolescência, o que demanda cuidados na hora de montar e reformar esse espaço.